------------------ Revascularização da artéria mesentérica em pacientes com abdome agudo vascular

Revisão de Literatura

Ver autores ⯆

OBJETIVO:

Analisar a eficácia da abordagem cirúrgica de revascularização da artéria mesentérica superior em pacientes com abdome agudo vascular.

MÉTODOS:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cuja pesquisa foi realizada nas bases de dados Pubmed, ScienceDirect, Lilacs, utilizando os descritores Mesh (Medical Subject Headings): "Isquemia", "Abdome agudo", "Oclusão vascular mesentérica".

RESULTADOS:

Os estudos demonstraram que o abdome agudo vascular é uma patologia extremamente grave e com diversas complicações associadas. Essa doença é pouco entendida, muito pouco diagnosticada e raramente tratada, apesar de sua alta letalidade. O principal problema desse quadro clínico é a inespecificidade dos achados clínicos do paciente com essa síndrome. Além de apresentar um diagnóstico difícil, muitos pacientes procuram o atendimento hospitalar quando já ocorreu uma progressão grave da doença, muitas das vezes inviabilizando a intervenção vascular para revascularizar a artéria mesentérica. Entre 70% e 90% dos portadores de isquemia mesentérica aguda oclusiva morrem, apesar de cirurgia ou terapia endovascular imediatas. Os sobreviventes, não raro, convivem com dificuldades advindas de grandes ressecções de alças intestinais, necessitando de alimentação parenteral ou enteral

Dessa forma, as propostas terapêuticas de revascularização surgem como uma excelente oportunidade de preservar a qualidade de vida dos pacientes acometidos por essa patologia.

CONCLUSÃO:

Assim sendo, conclui-se que o tratamento de revascularização é uma tentativa de reversão de um quadro bastante grave. Apesar dos resultados não animadores, é uma proposta terapêutica que pode mudar o rumo da vida de vários pacientes. Dessa forma, é necessário conscientizar os pacientes com fatores de risco para eventos tromboembólicos sobre os sinais e sintomas da patologia e da necessidade de se procurar assistência médica quando houver dor abdominal.

bok.jpg

Cursos

Conceitos em Cirurgia Vascular

 

Minicurso de Atendimento ao Trauma por Abuso Sexual

 

Minicurso de Farmacologia da Cirurgia Vascular

 

Minicurso sobre Luto

LICIVASC 2020. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Italo Constâncio - Algum problema no site?

beta