------------------ Relato de Necrópsia: Hemoptise volumosa em aneurisma de aorta torácica

Relato/Série de Casos

Ver autores ⯆

INTRODUÇÃO: Relata-se autópsia para esclarecimento da causa de morte. Paciente apresentou-se com hemoptise volumosa, evoluindo com choque e parada cardiorrespiratória (PCR). Esse foi descoberto tratar-se de uma apresentação incomum de aneurisma de aorta, o qual havia dissecado e inundado o parênquima pulmonar esquerdo.
RELATO DO CASO: Paciente sexo masculino, 47 anos, histórico de cirurgia de colecistectomia, sem comorbidades; realizou endoscopia digestiva alta em 06/03/2020, a qual revelou pólipos gástrico que foram prontamente retirados (polipectomia). 4 dias após, às 10h30mins, apresentou sangramento nasal, seguido de hemoptise volumosa; deu entrada em PCR, sem êxito da reanimação.
Procedeu-se necrópsia para identificação da causa de morte. Foi identificada dissecção extensa de aneurisma da aorta torácica com invasão do lobo superior do pulmão esquerdo, o que acarretou inundação alveolar seguida de volumosa hemoptise e choque hipovolêmico; encontrados 550ml de hemotórax esquerdo. Outros achados foram edema pulmonar bilateral, discreta hipertrofia cardíaca e aterosclerose incipiente. O pulmão esquerdo tinha 600g em massa enquanto o direito apenas 520g.
COMENTÁRIOS: Hemoptise é um achado raro em aneurismas aórticos, ocasionada pela erosão da traqueia ou pela ruptura do aneurisma no parênquima pulmonar.
O caso em destaque apresentou evolução trágica, provavelmente pela ausência de indicadores como dor torácica, disfagia, estridor e rouquidão (compressão do nervo laríngeo recorrente); ou mesmo pela ausência de fatores predisponentes conhecidos como aterosclerose, hipertensão, dislipidemia, tabagismo, doenças do tecido conjuntivo ou causas infecciosas.
A maioria dos casos, assim como o apresentado, são assintomático até que se apresentem complicações, sendo diagnosticados frequentemente como achados acidentais de radiografias; a intervenção é cirúrgica, impreterivelmente antes da rotura. A mortalidade nos casos não manejados a tempo chega a 97%.

bok.jpg

Cursos

Conceitos em Cirurgia Vascular

 

Minicurso de Atendimento ao Trauma por Abuso Sexual

 

Minicurso de Farmacologia da Cirurgia Vascular

 

Minicurso sobre Luto

LICIVASC 2020. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Italo Constâncio - Algum problema no site?

beta