Início > I Congresso de Trauma Vascular > Trabalhos Aprovados > Trabalho
------------------ Retalho chinês e reparo de funcionalidade: um relato de caso
Relato/Série de Casos
Ver autores ⯆
2º
Introdução: A taxa de mortalidade por acidentes de transito é alta no Brasil quando comparada aos outros países da América. Os caminhões são a segunda categoria de veículos automotores mais envolvida nos acidentes. Lacerações na mão, fratura de dedos e contusão de pulso aparecem entre as lesões mais comuns para as regiões dos membros em acidentes de trânsito no Brasil. A reconstrução das perdas ósseas e partes moles em traumatismos do membro superior foi revolucionada, no último quarto de século, devido ao desenvolvimento da microcirurgia vascular e nervosa, da investigação anatômica e da investigação experimental animal. Entre esses avanços, o retalho chinês é um retalho fasciocutâneo do antebraço baseado na artéria radial e em seus ramos perfurantes, sendo uma opção para cobertura de áreas de exposição óssea e articular. O objetivo desse trabalho é relatar um caso tratado com retalho chinês que obteve recuperação funcional após acidente com exposição de partes moles.
Relato de caso: Paciente sexo masculino, 57 anos deu entrada em hospital de urgência após sofrer acidente de trânsito. O paciente conduzia um caminhão e sofreu grande lesão no dorso da mão por atrito com o asfalto. Apresentou grave déficit de partes moles no segundo e terceiro dedo e na zzona de articulação metacarpofalangeana da mão esquerda. Realizado debridamento inicial e "second look" com a equipe de mão e microcirurgia. Optou-se por tratamento com retalho fasciocutâneo baseado na artéria radial e suas perfurantes, o retalho chinês. Foi utilizado enxerto de pele parcial no ato cirúrgico para cobertura a área doadora. O paciente evoluiu com recuperação funcional satisfatória após 2 meses da operação.
Comentários: A reparação utilizando o retalho microcirúrgico chinês para cobertura de partes moles na região dorsal da mão foi de suma importância para recuperação e reabilitação do paciente em questão, possibilitando boa recuperação funcional para o paciente de maneira relativamente rápida.