------------------ Retalho chinês e reparo de funcionalidade: um relato de caso

Relato/Série de Casos

Ver autores ⯆

Introdução: A taxa de mortalidade por acidentes de transito é alta no Brasil quando comparada aos outros países da América. Os caminhões são a segunda categoria de veículos automotores mais envolvida nos acidentes. Lacerações na mão, fratura de dedos e contusão de pulso aparecem entre as lesões mais comuns para as regiões dos membros em acidentes de trânsito no Brasil. A reconstrução das perdas ósseas e partes moles em traumatismos do membro superior foi revolucionada, no último quarto de século, devido ao desenvolvimento da microcirurgia vascular e nervosa, da investigação anatômica e da investigação experimental animal. Entre esses avanços, o retalho chinês é um retalho fasciocutâneo do antebraço baseado na artéria radial e em seus ramos perfurantes, sendo uma opção para cobertura de áreas de exposição óssea e articular. O objetivo desse trabalho é relatar um caso tratado com retalho chinês que obteve recuperação funcional após acidente com exposição de partes moles.
Relato de caso: Paciente sexo masculino, 57 anos deu entrada em hospital de urgência após sofrer acidente de trânsito. O paciente conduzia um caminhão e sofreu grande lesão no dorso da mão por atrito com o asfalto. Apresentou grave déficit de partes moles no segundo e terceiro dedo e na zzona de articulação metacarpofalangeana da mão esquerda. Realizado debridamento inicial e "second look" com a equipe de mão e microcirurgia. Optou-se por tratamento com retalho fasciocutâneo baseado na artéria radial e suas perfurantes, o retalho chinês. Foi utilizado enxerto de pele parcial no ato cirúrgico para cobertura a área doadora. O paciente evoluiu com recuperação funcional satisfatória após 2 meses da operação.
Comentários: A reparação utilizando o retalho microcirúrgico chinês para cobertura de partes moles na região dorsal da mão foi de suma importância para recuperação e reabilitação do paciente em questão, possibilitando boa recuperação funcional para o paciente de maneira relativamente rápida.

bok.jpg

Cursos

Conceitos em Cirurgia Vascular

 

Minicurso de Atendimento ao Trauma por Abuso Sexual

 

Minicurso de Farmacologia da Cirurgia Vascular

 

Minicurso sobre Luto

LICIVASC 2020. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Italo Constâncio - Algum problema no site?

beta