Início > I Congresso de Trauma Vascular > Trabalhos Aprovados > Trabalho
------------------ Vantagens e desvantagens decorrentes da cirurgia da obesidade: uma revisão bibliográfica
Revisão de Literatura
Ver autores ⯆
OBJETIVOS: Evidenciar as vantagens e desvantagens da cirurgia da obesidade (bariátrica) para o tratamento da obesidade mórbida, bem como verificar suas complicações pós-operatórias.
METODOLOGIA: Revisão da literatura, com caráter analítico-descritivo, com base nos artigos sobre Cirurgias da Obesidade. O levantamento de periódicos foi realizado no site da Scielo, Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. As palavras-chave utilizadas foram: obesidade mórbida, cirurgia bariátrica e complicações. Foram incluídos 10 artigos científicos que abordaram as vantagens e desvantagens da cirurgia, no período entre 1998 e 2017.
RESULTADOS: A bariátrica traz muitas vantagens: perda de peso, remissão de outras comorbidades (hipertensão arterial e diabetes), além da melhor qualidade de vida, tornando-a uma alternativa mais definitiva e com os melhores resultados. Entretanto, como toda cirurgia, também pode trazer complicações, como a deiscência das anastomoses, podendo levar a um quadro de sepse abdominal e peritonite; além de: reganho de peso, menor absorção de fármacos orais e vitaminas, redução da ingesta de proteínas, flacidez, enfraquecimento ósseo e distúrbios mentais. Porém, mesmo com tantas complicações, essas são raras e muitos pacientes não as desenvolvem. Vale ressaltar, ainda, o estudo Swedish Obesity Study, que fez o acompanhamento de indivíduos com obesidade mórbida que se submeteram a cirurgia (grupo 1) e um grupo tratado apenas com medicação (grupo 2). O grupo 1 demonstrou redução ponderal a longo prazo e melhora da qualidade de vida, principalmente pela atenuação das comorbidades.
CONCLUSÃO: A obesidade mórbida é uma doença com alta morbimortalidade. Por isso, a bariátrica vem a ser a intervenção mais eficaz, principalmente quando associada ao condicionamento adequado do paciente durante todo o processo, por meio de acompanhamento psicológico e nutricional, bem como no apoio da família.