------------------ Vantagens e desvantagens decorrentes da cirurgia da obesidade: uma revisão bibliográfica

Revisão de Literatura

Ver autores ⯆

OBJETIVOS: Evidenciar as vantagens e desvantagens da cirurgia da obesidade (bariátrica) para o tratamento da obesidade mórbida, bem como verificar suas complicações pós-operatórias.
METODOLOGIA: Revisão da literatura, com caráter analítico-descritivo, com base nos artigos sobre Cirurgias da Obesidade. O levantamento de periódicos foi realizado no site da Scielo, Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. As palavras-chave utilizadas foram: obesidade mórbida, cirurgia bariátrica e complicações. Foram incluídos 10 artigos científicos que abordaram as vantagens e desvantagens da cirurgia, no período entre 1998 e 2017.
RESULTADOS: A bariátrica traz muitas vantagens: perda de peso, remissão de outras comorbidades (hipertensão arterial e diabetes), além da melhor qualidade de vida, tornando-a uma alternativa mais definitiva e com os melhores resultados. Entretanto, como toda cirurgia, também pode trazer complicações, como a deiscência das anastomoses, podendo levar a um quadro de sepse abdominal e peritonite; além de: reganho de peso, menor absorção de fármacos orais e vitaminas, redução da ingesta de proteínas, flacidez, enfraquecimento ósseo e distúrbios mentais. Porém, mesmo com tantas complicações, essas são raras e muitos pacientes não as desenvolvem. Vale ressaltar, ainda, o estudo Swedish Obesity Study, que fez o acompanhamento de indivíduos com obesidade mórbida que se submeteram a cirurgia (grupo 1) e um grupo tratado apenas com medicação (grupo 2). O grupo 1 demonstrou redução ponderal a longo prazo e melhora da qualidade de vida, principalmente pela atenuação das comorbidades.
CONCLUSÃO: A obesidade mórbida é uma doença com alta morbimortalidade. Por isso, a bariátrica vem a ser a intervenção mais eficaz, principalmente quando associada ao condicionamento adequado do paciente durante todo o processo, por meio de acompanhamento psicológico e nutricional, bem como no apoio da família.

bok.jpg

Cursos

Conceitos em Cirurgia Vascular

 

Minicurso de Atendimento ao Trauma por Abuso Sexual

 

Minicurso de Farmacologia da Cirurgia Vascular

 

Minicurso sobre Luto

LICIVASC 2020. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Italo Constâncio - Algum problema no site?

beta