------------------ VARIAÇÕES ARTERIAIS MÚLTIPLAS NO MEMBRO SUPERIOR: DESCRIÇÃO E RELEVÂNCIA CIRÚRGICA

Relato/Série de Casos

Ver autores ⯆

INTRODUÇÃO: Variações arteriais no membro superior são comuns, dentre elas, algumas relacionadas ao padrão de ramificação da artéria braquial, como artéria braquial acessória, bifurcação e trifurcação. Entretanto, a ocorrência de múltiplas variações arteriais associadas às nervosas no membro é rara e clinicamente relevante, uma vez que pode levar a equívocos diagnósticos e iatrogenias.
RELATO DO CASO: Em dissecção rotineira de membro superior esquerdo fixado em formalina a 10%, de cadáver masculino com aproximadamente 50-60 anos de idade, observou-se a artéria braquial terminando em seu terço médio em 3 ramos: um ramo nutrício para o músculo bíceps braquial, uma “artéria braquial lateral”, e uma “artéria braquial medial”. Na fossa cubital estas últimas cruzaram de modo a assumirem a topografía da artéria ulnar e artéria radial, respectivamente. Na mesma região, foi verificado um ramo do nervo musculocutâneo emergindo do compartimento anterior, sobre a “artéria braquial lateral”, para conecção ao nervo mediano. As artérias radial e ulnar demonstraram um arco anastomótico ao redor do tendão do músculo bíceps braquial, do qual emergia a artéria recorrente radial.
COMENTÁRIOS: Dentro da vasta literatura sobre o tema, apenas um caso similar ao presente foi encontrado, e data de 1928. Mesmo em trabalhos que se dedicaram em classificar as variações das artérias do membro superior, encontrando 10 tipos para o braço, e 11 tipos no antebraço, padrão similar não foi encontrado. Tal fato chama atenção para a raridade do espécime. A topografia das estruturas levanta riscos clínicos relativos a possibilidade de injeção intra-arterial de medicamentos, de iatrogenia no cateterismo, de punção arterial ao invés de venosa, e da alteração da pressão arterial por mensuração tradicional no membro. Portanto, presumi-se aumento do risco cirúrgico e em procedimentos invasivos, tornando o seu conhecimento indispensável para o planejamento e manejo cirúrgico.

bok.jpg

Cursos

Conceitos em Cirurgia Vascular

 

Minicurso de Atendimento ao Trauma por Abuso Sexual

 

Minicurso de Farmacologia da Cirurgia Vascular

 

Minicurso sobre Luto

LICIVASC 2020. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Italo Constâncio - Algum problema no site?

beta