------------------ Pé Diabético e Trauma Vascular Periférico: Revisão de Literatura

Revisão de Literatura

Ver autores ⯆

INTRODUÇÃO: O pé diabético é uma patologia causada por uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes com taxas glicêmicas não controladas. As infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam e proliferação bacteriana nos pés.
OBJETIVO: Identificar os riscos de trauma vascular em pacientes com pé diabético. METODOLOGIA: Pesquisa Bibliográfica computadorizada, no período de Junho de 2020 a Julho de 2020, na base de dados da plataforma Scielo, utilizando os termos de busca controlados (Risco Trauma Vascular, Diagnóstico de pé diabético), operador boleando AND. Como critérios de inclusão: Textos completos, disponíveis na íntegra, nos idiomas Português e Inglês. Realizado combinação da Estratégia de Pico (P) AND (I), com os descritores Risco de Trauma Vascular Periférico, Diagnóstico de pé diabético, foram encontrados 70 artigos com os critérios de inclusão foram encontrados 20 artigos sendo 04 artigos dentro do tema. Totalizando 04 artigos finais no quais se enquadraram no tema.
RESULTADOS: Segundo a literatura, há diversas alterações fisiopatológicas a serem observadas no paciente com risco para desenvolver o pé diabético. Ao identificar essas alterações o profissional de saúde depara-se com neuropatias: sensitivo-motora que acarreta perda gradual da sensibilidade tátil e dolorosa. Já a neuropatia autonômica, acarreta a perda do tônus vascular, levando a vasodilatação com aumento da abertura de comunicações arterio-venosas, identificando, desse modo, o risco de trauma vascular nesses pacientes (Armstrong,1998).
CONCLUSÃO:A abordagem do paciente com risco para desenvolver pé diabético deve ser especializada e requer um modelo de atenção integral, investigação e tratamento adequado, objetivando a prevenção e a restauração funcional da extremidade afetada, diminuindo consideravelmente o risco de trauma vascular periférico.

bok.jpg

Cursos

Conceitos em Cirurgia Vascular

 

Minicurso de Atendimento ao Trauma por Abuso Sexual

 

Minicurso de Farmacologia da Cirurgia Vascular

 

Minicurso sobre Luto

LICIVASC 2020. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Italo Constâncio - Algum problema no site?

beta