------------------ Úlcera péptica gástrica: evolução e complicações - uma revisão bibliográfica

Revisão de Literatura

Ver autores ⯆

OBJETIVOS: Este trabalho tem como objetivo evidenciar as principais complicações decorrentes da úlcera péptica gástrica, bem como entender a relação dessas complicações com faixa etária, infecção por H. pylori, uso de anti-inflamatórios não esteroidais e fatores socioeconômicos.
METODOLOGIA: Revisão da literatura, com caráter analítico-descritivo, baseada em análises de 23 artigos científicos sobre complicações da úlcera péptica gástrica, no período de 2001 a 2019. Foram utilizadas as bases de dados online PubMed, SciELO e MEDLINE. As palavras-chave utilizadas para a pesquisa foram: úlcera péptica, complicações e Helicobacter pylori, no idioma português. Excluiu-se artigos repetidos e os que não abordavam o tema proposto.
RESULTADOS: A evolução da úlcera péptica gástrica pode desencadear diversas complicações que, quando não tratadas, podem ocorrer em até 30% dos casos. A complicação mais frequente é a hemorragia digestiva alta, que ocorre em 15 a 20% dos doentes com úlcera péptica. A perfuração ocorre em cerca de 2 a 10% dos doentes e a obstrução piloro-duodenal em 4%. A estenose ocorre de 1 a 5%. Outras complicações são ainda mais raras. As complicações da úlcera péptica apresentam-se mais prevalentes nas faixas etárias mais avançadas. A infecção por H. pylori está presente em 70 – 80% dos doentes. O uso de anti-inflamatórios não esteroidais representa elevado risco na incidência das complicações e quando coadministrado com corticosteroides e anticoagulantes aumenta-o em duas a três vezes. A úlcera péptica gástrica aumenta com o baixo nível socioeconômico, pela disseminação fecal-oral do H. pylori.
CONCLUSÃO: A úlcera péptica gástrica permanece como um problema substancial de saúde que coloca os pacientes em alto risco de complicações, com vários fatores envolvidos na sua fisiopatologia, sendo o principal deles o H. pylori, determinando um problema importante principalmente às faixas de idade mais avançadas.

bok.jpg

Cursos

Conceitos em Cirurgia Vascular

 

Minicurso de Atendimento ao Trauma por Abuso Sexual

 

Minicurso de Farmacologia da Cirurgia Vascular

 

Minicurso sobre Luto

LICIVASC 2020. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Italo Constâncio - Algum problema no site?

beta