Início > I Congresso de Trauma Vascular > Trabalhos Aprovados > Trabalho
------------------ Úlcera péptica gástrica: evolução e complicações - uma revisão bibliográfica
Revisão de Literatura
Ver autores ⯆
OBJETIVOS: Este trabalho tem como objetivo evidenciar as principais complicações decorrentes da úlcera péptica gástrica, bem como entender a relação dessas complicações com faixa etária, infecção por H. pylori, uso de anti-inflamatórios não esteroidais e fatores socioeconômicos.
METODOLOGIA: Revisão da literatura, com caráter analítico-descritivo, baseada em análises de 23 artigos científicos sobre complicações da úlcera péptica gástrica, no período de 2001 a 2019. Foram utilizadas as bases de dados online PubMed, SciELO e MEDLINE. As palavras-chave utilizadas para a pesquisa foram: úlcera péptica, complicações e Helicobacter pylori, no idioma português. Excluiu-se artigos repetidos e os que não abordavam o tema proposto.
RESULTADOS: A evolução da úlcera péptica gástrica pode desencadear diversas complicações que, quando não tratadas, podem ocorrer em até 30% dos casos. A complicação mais frequente é a hemorragia digestiva alta, que ocorre em 15 a 20% dos doentes com úlcera péptica. A perfuração ocorre em cerca de 2 a 10% dos doentes e a obstrução piloro-duodenal em 4%. A estenose ocorre de 1 a 5%. Outras complicações são ainda mais raras. As complicações da úlcera péptica apresentam-se mais prevalentes nas faixas etárias mais avançadas. A infecção por H. pylori está presente em 70 – 80% dos doentes. O uso de anti-inflamatórios não esteroidais representa elevado risco na incidência das complicações e quando coadministrado com corticosteroides e anticoagulantes aumenta-o em duas a três vezes. A úlcera péptica gástrica aumenta com o baixo nível socioeconômico, pela disseminação fecal-oral do H. pylori.
CONCLUSÃO: A úlcera péptica gástrica permanece como um problema substancial de saúde que coloca os pacientes em alto risco de complicações, com vários fatores envolvidos na sua fisiopatologia, sendo o principal deles o H. pylori, determinando um problema importante principalmente às faixas de idade mais avançadas.